Casos clínicos
[1] Uma mulher Russa de 72 anos e o seu filho de 45 anos, ambos residentes nos subúrbios de Boston, foram admitidos no hospital da comunidade com queixas de vómitos, diarreia e dores abdominal depois de eles terem ingerido cogumelos selvagem (fervidos e fritos), que haviam colhido no passeio ao pé da casa deles. Eles descreveram o cogumelo como “cogumelos não esponjoso” e de píleo (“chapéu”) de cor cinza-bege, que foi identificado como Amanita ocreata, 2 dias depois, quando a família trouxe a fotografia dos cogumelos ingeridos. Ambos os pacientes receberam cuidados médicos intensivos e foram tratados com carvão ativado (oral), N-acetilcisteína (i.v.), altas doses de penicilina (i.m.) e silibina (oral). Com esta farmacoterapia, a mulher e rapaz receberam alta do hospital no 6ºdia e no 8º dia apos a admissão, respetivamente. Um mês depois os pacientes não apresentavam-se assintomáticos, com nenhuma evidência toxicidade ou sequela.
[2] Uma mulher chinesa de 64 anos apresentou-se no hospital com uma história de 1 dia de vómito (sem sangue, 10-12 episódios), diarreia aquosa (sem sangue 6-8 episódios) e dores abdominal (no abdómem inferior). Nas emergências, ela foi avaliada e de acordo com os sintomas, o diagnóstico final foi gastroenterites. Ela recebeu alta e lhe foi receitada ciprofloxina e loperamida. Contudo, os sintomas pioraram e ela foi levada para o hospital. A paciente apresentava uma lesão aguda no fígado mas o teste para hepatite foi negativo, não se conseguia identificar o que a paciente tinha. Na tentativa de perceber melhor a história da paciente veio-se a descobrir q ela tinha ingerido cogumelos silvestre, durante o almoço e o jantar, que foi depois identificado como sendo da espécie Amanita, pelo pessoal do centro de controlo de veneno. Ela recebeu cuidados médicos intensivos e foi tratada com a N-acetilcisteína e penicilina, 3 dias depois ela recebeu alta do hospital.
[3] Um homem das Filipinas de 68 anos, residente nos Estados unidos, foi admitido no hospital com um diagnóstico inicial de gastroenterites. No 3º dia da admissão veio-se a saber que o homem havia ingerido uma sopa com cogumelos venenosos, que ele tinha colhido de um campo de golfe, até aqui ele nunca tinha recebido o carvão ativado. 7 Dias após a ingestão, não resistiu e faleceu.
[3] Um homem caucasiano de 32 anos colheu cogumelos no quintal e salteou os cogumelos em manteiga. Nas emergências do hospital da comunidade ele foi diagnosticado com o envenenamento por cogumelos, foi transferido para uma unidade de cuidados terciários, e desenvolveu falência de multiorgãos. 9 Dias após a ingestão do cogumelo faleceu.
Bibliografia:
[1] Ward J, Kapadia K, Brush E, Salhanick SD. Amatoxin poisoning: case reports and review of current therapies. The Journal of emergency medicine. 2013;44(1):116-21.
[2] Chen WC, Kassi M, Saeed U, Frenette CT. A rare case of amatoxin poisoning in the state of Texas. Case reports in gastroenterology. 2012;6(2):350-7.
[3] Yamada EG1, Mohle-Boetani J, Olson KR, Werner SB. Mushroom poisoning due to amatoxin. Northern California, Winter 1996-1997. West J Med. 1998 Dec;169(6):380-4.